13 de jun de 2010

Quando a Disfunção de Integração Sensorial interfere nas habilidades sociais da criança

A Disfunção de integração sensorial pode afetar negativamente a socialização do meu filho em habilidades sociais?



Sim. Por exemplo, enquanto as outras crianças estão desfrutando e socializando nas salas, no parque infantil e lanchonetes, a criança com disfunção de integração sensorial pode não saber lidar com os ruídos, presente nestes locais e acaba se distanciando de outras crianças. As atividades sociais comuns à outras crianças pode ser extremamente desconfortável para as crianças com problemas de integração sensorial. Um pré-adolescente ou adolescente, com problemas de integração sensorial pode ter dificuldade em tolerar as roupas da moda, que todos os seus amigos estão usando, e pode sentir-se constrangido pois ele constantemente usa tênis velho e roupas surradas, pois não se sente confortável com as roupas da moda. Comer com outras crianças pode causar ansiedade social, quando a criança tem dificuldade em tolerar texturas diferentes, ou não perceber migalhas em seu rosto, a criança pode se sentir envergonhada. Ou, uma criança que tem uma elevada necessidade de procura sensorial pode ter problemas sociais, pois ela não consegue parar de tocar ou esbarrar em outras crianças quando está jogando, a criança tem dificuldade de observar as regras do espaço social.



Como poderia problemas de integração sensorial interfere com as interações sociais do meu filho?



Você pode ver os comportamentos sociais, como ansiedade e abstinência. Comportamento social da criança pode parecer "estranha", "nerd", "imaturo", ou "pateta". Problemas com transições, de uma atividade para o próximo ou um estado para o outro (como alerta para acalmar, para dormir completamente acordado) são outro sinal de que um filho está lutando com problemas de integração sensorial. Algumas crianças vão ficar com raiva, desafiante, e defensivo sobre os seus comportamentos de integração sensorial e são vistos como "problema" kids com "uma atitude". Por outro lado, uma criança que é um "candidato sensorial 'ser muito físico com outras crianças. Uma criança que anseia entrada tátil pode tocar outros filhos constantemente para o ponto de irritação. Uma criança que tem dificuldade com a percepção do corpo, pode encostar as outras crianças em tempo de círculo, ou frequentemente esbarrar em outras crianças.



Como podem os pais (ou outros) modificar situações sociais para que meu filho tenha sucesso?


A coisa mais importante que um pai pode fazer é adquirir inteligência sensorial. Reconhecer que a vida é um evento sensorial, e haverá muitas ocasiões em que a maior parte da entrada sensorial de nós tomamos para concedido e não notam ainda irá afetar seu filho. Respeite, seu filho precisa de integração sensorial e ensinar-lhe como ele pode satisfazer suas necessidades de uma forma socialmente aceitável. Atirando pedras em um riacho é bom, mas jogando objetos em seu irmão não é!
A segunda coisa mais importante que um pai pode fazer é ensinar a criança smarts sensorial. Crianças precisam saber que seus corpos estão ligados de forma diferente. Apenas significa que, tem que ser um pouco criativo e encontrar maneiras de satisfazer as suas necessidades de integração sensorial sem quebrar as regras importantes de interação social.
Claro, todos tem um nível diferente de conforto com a "quebrar as regras." É um tema importante para discutir com o seu filho, que enfrentará muitos desafios de integração sensorial.



O que os pais podem ensinar seus filhos com problemas de integração sensorial ?


Ensine as crianças a respeitar as suas necessidades, mas também as necessidades dos outros. Incentive-os a ser criativos na busca de maneiras de fazer as configurações sociais mais confortável para si sem torná-los menos confortável para os outros. Incentive-os a falar com você, e outras pessoas importantes, sobre as suas escolhas. Talvez seu filho pode explicar a avó por que ele escolheu para vestir calça de moletom preta e uma camisa agradável para um encontro de férias, em vez de calças cáqui scratchy com costuras. Ajude o seu filho se sentir bem sobre si mesma, apontando suas qualidades maravilhosas, e explicar que problemas de integração sensorial são simplesmente um desafio fisiológico ela tem que lidar com eles.



Como os pais podem ajudar seus filhos com problemas de integração sensorial nestas situações sociais


O planejamento é importante. Vamos dizer que você está indo para uma reunião de família. Converse com seu filho sobre o que ele acha mais desagradável sobre esses encontros sociais. Será que ele tem mais dificuldade, onde o som de muitas vozes é insuportável? Ele pode tolerar melhor se ele usar um protetor auricular ou fazer pausas freqüentes e ir para um lugar tranquilo. Ter o conhecimento de quaisquer desafios de integração sensorial, você poderá ajudá-lo a fazer uma acomodação. Se você se esqueceu de perguntar sobre o que os alimentos serão servidos, e não há alimentos que ela pode tolerar, talvez você possa ter uma corrida rápida de obter-lhe uma maçã e algumas bolachas da loja de conveniência.


Use sua inteligência sensorial para incentivar seu filho a participar de atividades dieta sensorial ele encontra calmantes e focalização. Fazer corridas, marchando no lugar, fazer flexões ou flexões cadeira contra a parede, e carregar objetos pesados são atividades que estimulam as articulações, fornecendo input proprioceptivo que muitos miúdos encontrar calmantes. Deixe o seu filho vestir roupas confortáveis, e tampões de utilização, as inquietações e outros dispositivos, para ajudá-los a calma e focada.



Lindsey Biel e Nancy Peske

Preparando-se para a Escrita: Descanse o Lápis e Vá Brincar nas Barras!

As mãos da criança são uma importante ferramenta para o aprendizado. Com as mãos, ela controla o mundo à sua volta, constrói e cria tudo qu...