As características mostradas são as mais comuns para cada faixa etária. É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação à tabela de desenvolvimento, e isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia, por isto, é imprescindível que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo pediatra e/ou profissionais especializados.
0 a 3 meses
Ações que realiza
- No primeiro mês, reage perante barulhos muito altos e pode se assustar com barulho inesperado.
- Passa boa parte do tempo dormindo.
- Seu sistema visual é limitado, portanto só enxerga algum objeto ou alguém se estiver bem próximo a ele.
- No 2º ao 3º mês, o bebê já começa a acompanhar objetos e pessoas com os olhos e reconhece os pais.
- Abre e fecha as mãos, leva-as à boca e suga os dedos.Segura objetos com firmeza por certo tempo e consegue pegar objetos suspensos.
Comportamento
- Desenvolve um tipo diferente de choro para cada problema que se apresenta, como por exemplo, o constante e agudo.
- Com brincadeiras e músicas o bebê fica agitado, realizando movimentos de pernas, braços, sorri e dá gritinhos.
Como se comunica
- Quando ouve a voz dos pais, o bebê vira a cabeça.
- Comunica-se através do choro e ruídos.
- Imita alguns sons de vogal.
- Nesta fase, é importante organizar a rotina do bebê, tornando os horários das atividades fixos, como por exemplo, trocar a fralda depois da mamada ou dar banho todos os dias na mesma hora.
- É importante que a rotina seja de forma razoavelmente metódica.
4 a 7 meses
Ações que realiza
- Fica na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor.
- Rola de um lado para o outro.
- Estende a mão para alcançar o objeto que deseja, transfere-o de uma mão para outra e coloca-o na boca.
- Apresenta equilíbrio quando colocado sentado.
Como reage
- Ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial.
- Nesta fase, alguns bebês podem demonstrar medo perante pessoas estranhas.
- Fica repetindo os seus próprios sons e imita as vozes das pessoas ao seu redor
Como se comunica
- Movimenta a cabeça na direção do som escutado.
- Pára de chorar ao ouvir música.
- Sorri quando quer atenção do adulto.
- Formação do conceito de causa e efeito no momento em que está explorando um brinquedo.
- Olha, chacoalha, e atira objetos ao chão.
8 a 11 meses
Ações que realiza
- Engatinha e senta sem apoio.
- Consegue ficar em pé com apoio.
- Aponta para objetos ou pessoas.
- Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar.
Como reage - Demonstrar raiva quando não é o centro das atenções.
- Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia.
- Reclama quando é contrariado.
Como se comunica - Localiza a fonte sonora.
- Bate palmas, joga beijo e entende quando lhe dizem tchau.
- Começa a compreende o significado de alguns gestos.
- Balança a cabeça quando não quer alguma coisa.
- Fase do treino com monossílabos do tipo: “ma-ma”, “da-da”, “ne-ne”.
1 a 2 anos
Ações que realiza
- Anda sem apoio.
- Com 1 ano e 6 meses pode começar a correr, subir em móveis e ficar nas pontas dos pés sem apoio.
- Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo).
- Gosta de rabiscar no papel.Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo.
Como reage - Mostra senso de humor.
- Nesta fase, o bebê ainda não compreende as regras, contudo chora quando leva uma bronca e sorri quando é o centro das atenções ou quando é elogiado.
- Quando está bravo, pode atirar objetos ou brinquedos.
- É possessivo. Prefere não compartilhar brinquedos com as outras crianças.
Como se comunica - Reconhece o próprio nome.
- A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas.
- A criança começa a formar frases com uma palavra só, tipo “nenê-papá, nenê-naná”, mas até o término do ano constrói frases de até três palavras como: “quer ver tevê”.
- Esta é a fase das perguntas: “que é isso?”
- Usa o próprio nome.
- Reconhece as partes do seu corpo e de outras pessoas.Apresenta atenção para histórias pequenas.
2 a 3 anos
Ações que realiza - Tira os sapatos.
- Chuta bola sem perder o equilíbrio.
- Gosta de dançar, consegue acompanhar o ritmo da música batendo palmas.
- Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas.
Como reage - Apresenta percepção de quem é.
- Mexe em tudo e faz mal criação, testa a autoridade.
- Tenta impor suas vontades.
- Prefere companhia para brincar.
- Gosta de participar dos serviços de casa, como por exemplo arrumar a mesa do jantar.
Como se comunica - As frases vão aumentando e surge o plural.
- As crianças nesta fase tem uma ótima compreensão, entendem tudo que é dito em sua volta.
- Pergunta: "cadê", "O que", "onde".
- Fala de si mesma na 3a. pessoa.
- Chama familiares próximos pelo nome.
3 a 4 anos
Ações que realiza - Consegue colocar suas roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto.
- Gosta de desenhar.
- Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
- Consegue pedalar.
Como reage - Brinca com as outras crianças.
- Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor, por exemplo, se perceber que seu pai está triste, procura confortá-lo.
Como se comunica - Constrói frases com até seis palavras, sobre o dia a dia, situações reais e pessoas próximas.
- Compreende a existência de regras gramaticais e tenta usá-las.
- É comum a troca do '"r" pelo "l", a qual acaba por volta dos 3 anos e 6 meses.
- Compreende os conceitos de igual e diferente.
- É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.
- Lembra e conta histórias.
4 a 5 anos
Ações que realiza - Consegue usar a tesoura, corta papel.
- Maior domínio no uso de talheres.
- Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento.
Como reage - Está mais sociável com as outras crianças.
- Se sente grande perto das crianças menores.
- Sente vontade de tomar as suas próprias decisões.
Como se comunica - Nesta fase o vocabulário da criança aumentou bastante, já fala muitas palavras.
- Expressa seus sentimentos e emprega verbos como “pensar” e “lembrar”.
- Também fala de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as sentenças, como por exemplo: “e então”, “porque”, “mas”, etc.
- Gosta de inventar e contar as próprias histórias.
- Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números.
Fonte: www.estimulando.com.br