8 de jan de 2012

Trabalhar os Interesses Naturais de seu Filho - Criando um Ambiente Apropriado para Brincar

Você estará conduzindo seu filho a trocar gestos e idéias de maneira divertida comvocê durante o tempo de prática no chão enquanto procura um brilho de interesse nos olhos dele. Uma vez que você tenha capturado o interesse de seu filho, estará tentando inspirá-lo a trabalhar sobre o que você fez ou disse. Uma maneira de facilitar a habilidade de ele abrir e fechar círculos de comunicação com você é enriquecer seu ambiente de brincadeira com materiais apropriados para a idade, tais como bonecas, personagens, carros e cubos de madeira. Você e seu filho podem utilizar tais objetos manipuláveis para perseguirem os interesses naturais dele. Tente tornar-se uma extensão das propostas de seu filho: Quando você pega um sapo de pelúcia, fale como sapo; quando você empurrar um carrinho, faça "vruum". Desta forma, você não compeirá com os brinquedos dele, mas, em vez disso, os estará usando para promover interações criativas entre vocês dois.


Algumas crianças atuam melhor com apenas alguns brinquedos selecionados, enquanto outras só gostam de interagir quando você utiliza alguns deles. Além de ajudar uma criança a criar pecinhas novas em folha, as bonecas e os personagens tornam mais fácil para muitas crianças explorar imaginativamente algumas das situações e dos sentimentos reais que experimentam na vida diária, assim como experimentar sentimentos amedrontadores. Evite confiar em jogos padronizados ou quebra-cabeças durante o tempo que vocês dois passam no chão. Embora tais brinquedos tenham seus usos, tendem a criar interações mais estruturadas do que criativas e espontâneas.

Fonte: Filhos Emocionalmente Saudáveis, Integros, Felizes e Inteligentes (Greenspan)

Preparando-se para a Escrita: Descanse o Lápis e Vá Brincar nas Barras!

As mãos da criança são uma importante ferramenta para o aprendizado. Com as mãos, ela controla o mundo à sua volta, constrói e cria tudo qu...