14 de jul. de 2012

Quando a criança precisa do atendimento de Terapia Ocupacional?



Se seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa (Alimentação, Higiene, Vestuário, Brincar ou na escola). A criança deve ser avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil. O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial ,Escola e Atividades de vida Diária -Alimentação/Higiene e Vestuário.
Pode apresentar as seguintes dificuldades:

Coordenação motora fina:

- Dificuldade de preensão do lápis;

- Dificuldade de graduação da força na escrita;

- Letra ilegível e lentidão escrita;

- Dificuldade com manuseio da tesoura;

- Dificuldade em manipular as ferramentas, como faca, garfo, colher;

- Dificuldade para amarrar os sapatos, fazer botões(abotoar e desabotoar),abrir/fechar ziper,desembrulhar uma bala,abrir um pacote de biscoito,enroscar e desenroscar,utilizando utensílios domésticos;

Coordenação Motora Gossa e Lateralidade:

- A criança é desastrada;

- Confunde os movimentos de esquerda e direita;

- Falta de equilíbrio;

- Pobre habilidade com bola;

- Medo dos pés saindo do chão;

- Dificuldade de coordenação de ambos os lados;
Problemas de Integração Sensorial:

- Reação excessiva hiper- sensíveis para som, toque ou movimento;

- Alta tolerância à dor ou não percebe cortes / machucados;

- Busca constante de movimento, saltando, batendo, agitação psicomotora;

- Facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivos;

- Emocionalmente reativa;

- Dificuldades de lidar com a mudança;
Desordens do espectro autista e Síndrome de Asperger:

- Dificuldades de interação social

- Dificuldades com o processamento sensorial;

- Dificuldades com a mudança para novos ambientes;

- Fixações por objetos como: carros,trens e dinossauros;

- Pobre contato visual;
Dificuldade de Aprendizagem:

- Incapaz de se concentrar e focar sua atenção em uma atividade;

- Dificuldade em seguir instruções;

- Fadiga com o trabalho escolar;

- Baixa tolerância a frustração;

- Hiperatividade ou de baixa energia;

Brincadeiras, Jogos e Brincar:

- Dificuldade com brinquedos de encaixar,empilhar,montar e desmontar;

- Precisa de orientação de adultos para iniciar o jogo

- dificuldade de imitação;

- Não explora os brinquedos de forma adequada

- Participa de jogos repetitivos por horas, por exemplo alinhando brinquedos;

- Dificuldade interação com os colegas / irmãos nas brincadeiras;
Fonte: https://www.facebook.com/IntegracaoSensorial

Porque é que a Terapia Ocupacional é importante para as crianças com autismo?

Neste artigo a terapeuta ocupacional Corinna Laurie, que exerce funções em contexto escolar e é diretora da “ Evolve Children’s Therapy...