22 de ago de 2012

Terapia Ocupacional e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

                                      

O tratamento terapêutico ocupacional com crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade oferece um espaço protegido e continente, atenuando os sintomas. Como o comportamento inconstante e imprevisível interfere no desenvolvimento pessoal e social, na desatenção, na impulsividade, na inquietação e na baixa auto-estima, o tratamento aumenta as capacidades sociais e previne futuros desajustes sociais.

O terapeuta ocupacional oferece recursos para uma intervenção na esfera física, psíquica, social e sensorial, sendo um espaço acolhedor, protegido que compreende e auxilia a criança durante todo o processo terapêutico a atenuar os sintomas do TDAH utilizando-se de atividades lúdicas, corporais, artísticas e de criação. Essas atividades auxiliam na organização do indivíduo, atuando na independência, na estruturação emocional, percepção cognitiva (regras/limites, atenção, concentração), nas atividades de vida diária (alimentação, vestuário, auto-cuidado), nas atividades de vida de trabalho (escola), nas atividades de vida de lazer (brincar) e socialização.

Os atendimentos em Terapia Ocupacional podem ser individuais, em grupo ou domiciliar, além de orientar os pais e professores. Sabe-se que é fundamental o envolvimento da família e a participação da escola para o sucesso do tratamento.

Algumas crianças apresentam dificuldades no processamento sensorial, ou seja, apresentam uma dificuldade em processar a comunicação entre os sentidos que recebem e o que chega ao cérebro, de modo que as informações chegam com intensidade exagerada ou com intensidade diminuída. Por isso, vê-se a necessidade de realizar um perfil sensorial da criança, solicitando aos pais ou cuidadores lembrar como a criança reage a ruídos altos, toque inesperado, certos tipos de roupas, etc. É importante lembrar que nem todas as crianças com TDAH têm problemas de processamento sensorial, mas a maioria das crianças com problemas sensoriais integrativa podem apresentar sintomas de TDAH.

Fonte: http://espacodomquixote.blogspot.com.br/2011/09/terapia-ocupacional-e-o-transtorno-do.html Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br

Preparando-se para a Escrita: Descanse o Lápis e Vá Brincar nas Barras!

As mãos da criança são uma importante ferramenta para o aprendizado. Com as mãos, ela controla o mundo à sua volta, constrói e cria tudo qu...