20 de set de 2016

Descubra a Proprioceção: Um Sentido "Escondido”©

A maioria das crianças aprende que temos cinco sentidos: visão, tato, paladar, olfato e audição. Contudo há outros sentidos muito importantes que não estão presentes nesta lista. A consciência da posição do nosso corpo ou “proprioceção” é um deles. Não é comum ensinarmos às crianças a existência e a utilidade deste sentido e portanto a maioria das pessoas não sabe da sua existência. Este desconhecimento cria um desafio adicional sempre que este sentido não funciona de forma correcta pois, se não estamos conscientes do mesmo, será difícil compreender problemas relacionados a ele. 

Assim como os nossos olhos e ouvidos enviam informações sobre o que vemos e ouvimos para o cérebro, partes dos nossos músculos e articulações detectam a posição do nosso corpo e enviam, também elas, essas mensagens para o cérebro. Dependemos desta informação para saber exatamente onde estão as diferentes partes do nosso corpo e para planejarmos os nossos movimentos. 

Quando o nosso sentido da proprioceção funciona bem realizamos diversos ajustes, contínuos e automáticos, nas nossas posições. Este sentido permite-nos manter e movimentar em diversas posições funcionais para que possamos realizar as nossas actividades do dia a dia, como sentar numa cadeira para trabalhar, segurar objetos de forma correta, tais como uma caneta ou um garfo, manobrar o corpo através de uma passagem estreita para não ir contra os objetos ou derrubá-los, saber a distância que devemos manter quando conversamos com uma pessoa para não ficarmos perto ou longe demais, planejar a pressão necessária a ser exercida para não quebrar a ponta do lápis ou um brinquedo e saber alterar as nossas ações quando estas não foram bem sucedidas, por exemplo, quando lançamos uma bola e esta não acertou no alvo ou fazemos um mergulho que resultou numa “barrigada”.

Uma vez que a proprioceção nos ajuda em todas estas funções básicas, um problema neste sentido pode causar grandes dificuldades. Muitas vezes um indivíduo tem de prestar atenção a certas coisas que deveriam acontecer automaticamente. Pode também ter de utilizar a visão para compensar e perceber que ajustes podem ser feitos. Isto pode exigir muita energia. Uma criança com estas dificuldades pode sentir-se desajeitada, frustrada e mesmo com medo de algumas situações. Por exemplo, pode ser muito assustador descer as escadas quando não sabemos onde estão os nossos pés. O sistema proprioceptivo é ativado através de atividades do tipo puxa/empurra, atividades como saltar e atividades que envolvem peso e pressão profunda. Esse tipo de sensação geralmente é calmante e pode ser útil para uma criança que se desorganiza facilmente.

Ajude a criança a ser mais consciente da posição do seu corpo

Seguem-se alguns exemplos de atividades propriocetivas. Estas atividades podem ser úteis para ajudar a criança a ter mais consciência da posição do seu corpo e a ficar mais calma e organizada

1. Peça ajuda para os “trabalhos pesados”, por exemplo, carregar os sacos das compras, transportar o cesto da lavanderia, puxar sacos das folhas, levar o lixo e arrancar ervas daninhas, ou arrastar os sofás enquanto aspira.
2. Brinque de “faz de conta”, simulando uma viagem e peça à sua criança que faça a própria mala, colocando sacos de arroz e de feijão na mochila. Realizem brincadeiras onde fingem escalar montanhas e saltar pedras no parque ou no jardim.
3. Faça um sanduíche com a criança, colocando-a entre as almofadas do sofá. Simule que adiciona "pickles", "queijo", "alface", etc., enquanto exerce alguma pressão sobre a criança.
4. Peça à criança que feche os olhos e “sinta” onde estão os seus pés, mãos, braços, etc. Pergunte-lhe em que posição estes se encontram, se estão para cima ou para baixo. Veja se ela se consegue se posicionar em diversas posições sem olhar, como rolar, tocar no nariz, fazer um círculo com os braços, fazer um X com os braços e as pernas, etc.
5. Algumas crianças vão adorar pendurar-se pelos braços e sentir o seu corpo alongar enquanto se balançam. Uma barra numa porta pode ser uma maneira simples de permitir esta atividade em casa.
6. Dê à criança um estímulo propriocetivo extra quando ela está aprendendo algo novo. Por exemplo, colocar um peso leve no punho quando a criança tenta atirar uma bola, pode dar” feedback” sobre a posição do seu braço. Outros exemplos incluem praticar letras, formas ou números em argila ou outra mistura firme; colocar as mãos nos quadris ou ombros da criança e exercer uma pressão suave, quando a criança está aprendendo uma nova habilidade motora, como subir escadas ou patinar; e na realização de uma atividade motora crie, de forma suave, alguma resistência aos movimentos, para que a criança possa “senti-los” mais facilmente.
7. Se a criança gostar, realize uma massagem suave, mas firme. Experimente, esfregar-lhe os braços e as pernas para acordá-la. Uma ligeira pressão nos ombros e cabeça ajuda a acalmá-la e as massagens nas mãos ajudam-na antes da realização de uma atividade de motricidade fina.
Estas são apenas algumas ideias. Use o bom senso, não exerça demasiada pressão e não peça à criança para empurrar, carregar ou puxar algo demasiadamente pesado. Explore, experimente e descubra o que parece ajudar mais o seu filho.

Descubra a proprioceção: Um sentido “escondido” © faz parte de uma série de "Páginas para Pais" sob o tema da integração sensorial, escrito por Zoe Mailloux, OTD, OTR/L, FAOTA. Pode ser reproduzido para fins educacionais, com o título completo e informações de copyright incluídas. Traduzido para português de Portugal por Marco Leão e Raquel Cerqueira, www.7senses.pt ; e português do Brasil por Heloisa Zanella Goodrich, Terapeuta Ocupacional

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