3 de out. de 2017

10 Atividades para as Crianças Exercitarem as Mãos

 O fraco desenvolvimento dos músculos das mãos e a falta de destreza podem levar uma criança a ter dificuldades para realizar coisas simples, como segurar um copo de vidro, ou mais complexas, como amarrar o cadarço. Na hora de aprender a escrever, também será mais difícil segurar o lápis corretamente e exercer a necessária pressão sobre o papel.
Justamente para evitar esses problemas, trouxemos hoje mais 10 atividades divertidas para exercitar e  fortalecer as mãos das crianças. Elas são indicadas para pequenos de 2 a 6 anos.
1. Escalada. As opções são muitas: escalar uma árvore, subir em uma corda pendurada firmemente num galho, nas barras do playground ou numa parede de escalada. Estimule as crianças a praticarem diferentes tipos de escalada, trabalhando mãos, braços, ombros e outras partes do corpo.
2. Miçangas e barbante. Junte miçangas, contas, botões e outros objetos que possam ser colocadas em um barbante. Pode-se também cortar pequenos pedaços de um canudinho. Pegue um pedaço de 40 a 50 cm de barbante ou fio de lã e dê um nó em uma das pontas. Peça para a criança colocar as peças no fio.
3. Papel. Seja rasgando, amassando ou cortando com a tesoura, ao usar papéis de diferentes gramaturas, os pequenos realizam movimentos que apuram a coordenação motora fina. 
4. Tirando leite da vaca. Fure os dedos de uma luva de borracha com uma agulha. Encha a luva com água e deixe os pequenos espremerem com força como se estivessem fazendo a ordenha de uma vaca.
5. Furadores. Existe no mercado uma série de furadores de diferentes tamanhos e formas.  Deixe os pequenos apertarem os furadores usando papéis de cores e texturas diferentes. Então, façam uma atividade artística, na qual os recortes sejam colados no sulfite ou na cartolina. O uso do tubo de cola também é uma atividade que estimula os músculos das mãos.
6. Atividades cotidianas. Coloque a criançada para ajudar nas tarefas da casa. Peça para seu filho torcer panos de prato ou flanelas e estendê-los no varal.  Dê-lhe um paninho úmido e proponha o desafio de tirar sujeiras impregnadas na mesinha de metal, no chão ou nas portas do armário da cozinha. Se você tiver em casa uma mangueira com esguicho, deixe-o regar as plantas. Na hora de abrir uma massa, entregue o rolo de macarrão ao pequeno. Deixe-o ajudar na sova de um pão.
7. Porca e parafuso. Rosquear uma porca num parafuso é tarefa fácil para um adulto, mas para uma criança de 2 ou 3 anos é um desafio e tanto!
8. Prendedor de roupa. Incentive as crianças a trabalharem o movimento de pinça, exercitando a força dos dedos indicador e polegar, com o uso de prendedores de roupa. Elas podem “pescar” pompons coloridos ou bolas de algodão em uma tigela ou tirar e pôr prendedores no varal.
9. Blocos de encaixe. Blocos de encaixe como Lego, Lego duplo e Megablocks também são uma ótima alternativa.
10. Pinça. Exercite a concentração e a coordenação motora fina das crianças pedindo para elas pegarem pompons, grãos de feijão ou outros objetos pequenos com uma pinça. Faça atividade semelhante usando um pegador de macarrão e blocos de madeira. Peça para os pequenos tentarem empilhar os blocos usando o utensílio.
www.comoeducarseusfilhos.com.br 

Porque é que a Terapia Ocupacional é importante para as crianças com autismo?

Neste artigo a terapeuta ocupacional Corinna Laurie, que exerce funções em contexto escolar e é diretora da “ Evolve Children’s Therapy...