● Percebi que minha filha sempre vira as pernas de um jeito estranho quando sentada, formando um W. Parece que deve realmente doer os joelhos ! Por que ela faz isso ?
Alguns crianças costumam ficar sentados em W, com as pernas viradas para trás. Crianças que geralmente não têm muita estabilidade no tronco usam essa posição. Ao ficarem com as pernas para trás, elas aumentam sua base de apoio. Consequentemente, não precisam se preocupar com o equilíbrio. Entretanto, a pélvis fica bloqueada em uma posição, tornando difícil a rotação para entrar e sair da posição em W e para brincar. As crianças que sentam constantemente nesta posição podem ter hipotonia muscular e, assim, atrasar-se para engatinhar ou andar. Sentar-se nesta posição também pode afetar os ligamentos e a estrutura óssea do quadril e dos joelhos. Se seu filho está sempre sentado nesta posição, coloque as pernas dele para frente e diga “Pernas para frente”. Você também pode tentar mover os quadris dele para um dos lados (com as pernas juntas e dobradas) e observar se ele traz as pernas para frente a partir dessa posição. Dessa forma, ele também vai sentir como é transferir o próprio peso. Depois de um tempo, você só terá de dizer “Pernas para frente” e seu filho vai mudá-las sozinho.
● Minha filha de quatro anos não é ativa quanto os amiguinhos dela, mas isso eu entendo. O que não consigo entender é por que para ela é difícil brincar de um jogo simples como pegar uma bola ?
Lembre-se, não existe nada “simples” em brincar de pegar uma bola. Se sua filha apresentar hipotonia muscular, ela poderá ter uma fraqueza proximal (no tronco) e distal (nas mãos) também. Isso afetará a estabilidade dela. Se a estabilidade estiver afetada, será difícil para ela manter o equilíbrio. Sua postura também será afetada. O controle da postura precisa ser ativado enquanto o centro de gravidade é transferido durante o movimento, ou ela vai perder o equilíbrio. Com certeza, para qualquer pessoa será difícil pegar uma bola se tiver de se preocupar constantemente com o equilíbrio.
● A professora de minha filha disse-me que Sarah atrapalha os colegas durante as histórias. Fiquei muito surpresa, pois em geral ela é uma criança quieta. A professora disse que, enquanto as outras crianças ficam sentadas ouvindo as histórias, Sarah fica deitada batendo o corpo e as pernas nelas. Quando pede a Sarah que se sente como as outras crianças, ela diz que isso é difícil para ela. O que devo fazer ?
Sarah pode ter hipotonia muscular. Em geral, as crianças com hipotonia procuram superfícies de apoio para encostar o corpo. É difícil manter uma postura ereta por um tempo significativo quando a gravidade fica constantemente puxando para baixo e não se tem o controle adequado para resistir. Por essa razão, quando uma criança como Sarah se deita durante a história, as pessoas podem pensar que ela tenha problemas de comportamento porque não está ouvindo. Na verdade, ela age assim para ouvir direito a história. Ensinar os professores sobre a hipotonia muscular poderá levá-los a pensar em uma solução. Talvez Sarah pudesse ficar no fundo da sala para se deitar sem atrapalhar os outros ou perto de uma parede onde pudesse se encostar. É preciso pensar também se a história não está sendo longa demais. Trinta e cinco minutos de história é tempo demais para qualquer criança de três ou quatro anos ficar sentada quieta.
● Por que minha filha que já tem quase três anos não pula com os dois pés ?
Para pular,a criança precisa de certa quantidade de força,equilíbrio e coordenação motora bilateral:precisa ser capaz de usar os dois lados do corpo ao mesmo tempo como bater palmas,pegar uma bola e rebater com o bastão.Algumas crianças tem dificuldade com a coordenação motora bilateral tendem a pular com um pé de cada vez.
● Por que minha filha não quer andar na bicicleta?
Alguns crianças costumam ficar sentados em W, com as pernas viradas para trás. Crianças que geralmente não têm muita estabilidade no tronco usam essa posição. Ao ficarem com as pernas para trás, elas aumentam sua base de apoio. Consequentemente, não precisam se preocupar com o equilíbrio. Entretanto, a pélvis fica bloqueada em uma posição, tornando difícil a rotação para entrar e sair da posição em W e para brincar. As crianças que sentam constantemente nesta posição podem ter hipotonia muscular e, assim, atrasar-se para engatinhar ou andar. Sentar-se nesta posição também pode afetar os ligamentos e a estrutura óssea do quadril e dos joelhos. Se seu filho está sempre sentado nesta posição, coloque as pernas dele para frente e diga “Pernas para frente”. Você também pode tentar mover os quadris dele para um dos lados (com as pernas juntas e dobradas) e observar se ele traz as pernas para frente a partir dessa posição. Dessa forma, ele também vai sentir como é transferir o próprio peso. Depois de um tempo, você só terá de dizer “Pernas para frente” e seu filho vai mudá-las sozinho.
● Minha filha de quatro anos não é ativa quanto os amiguinhos dela, mas isso eu entendo. O que não consigo entender é por que para ela é difícil brincar de um jogo simples como pegar uma bola ?
Lembre-se, não existe nada “simples” em brincar de pegar uma bola. Se sua filha apresentar hipotonia muscular, ela poderá ter uma fraqueza proximal (no tronco) e distal (nas mãos) também. Isso afetará a estabilidade dela. Se a estabilidade estiver afetada, será difícil para ela manter o equilíbrio. Sua postura também será afetada. O controle da postura precisa ser ativado enquanto o centro de gravidade é transferido durante o movimento, ou ela vai perder o equilíbrio. Com certeza, para qualquer pessoa será difícil pegar uma bola se tiver de se preocupar constantemente com o equilíbrio.
● A professora de minha filha disse-me que Sarah atrapalha os colegas durante as histórias. Fiquei muito surpresa, pois em geral ela é uma criança quieta. A professora disse que, enquanto as outras crianças ficam sentadas ouvindo as histórias, Sarah fica deitada batendo o corpo e as pernas nelas. Quando pede a Sarah que se sente como as outras crianças, ela diz que isso é difícil para ela. O que devo fazer ?
Sarah pode ter hipotonia muscular. Em geral, as crianças com hipotonia procuram superfícies de apoio para encostar o corpo. É difícil manter uma postura ereta por um tempo significativo quando a gravidade fica constantemente puxando para baixo e não se tem o controle adequado para resistir. Por essa razão, quando uma criança como Sarah se deita durante a história, as pessoas podem pensar que ela tenha problemas de comportamento porque não está ouvindo. Na verdade, ela age assim para ouvir direito a história. Ensinar os professores sobre a hipotonia muscular poderá levá-los a pensar em uma solução. Talvez Sarah pudesse ficar no fundo da sala para se deitar sem atrapalhar os outros ou perto de uma parede onde pudesse se encostar. É preciso pensar também se a história não está sendo longa demais. Trinta e cinco minutos de história é tempo demais para qualquer criança de três ou quatro anos ficar sentada quieta.
● Por que minha filha que já tem quase três anos não pula com os dois pés ?
Para pular,a criança precisa de certa quantidade de força,equilíbrio e coordenação motora bilateral:precisa ser capaz de usar os dois lados do corpo ao mesmo tempo como bater palmas,pegar uma bola e rebater com o bastão.Algumas crianças tem dificuldade com a coordenação motora bilateral tendem a pular com um pé de cada vez.
● Por que minha filha não quer andar na bicicleta?
Andar na bicicleta pode não ser divertido para sua filha,pelo contrário,pode exigir muito dela.Talvez ela não saiba como subir e como empurrá-la,usando os dois pés ao mesmo tempo(ela pode ter dificuldade planejamento motor).Também pode ter dificuldade em usar os pés(questões de equilíbrio e de tato).Tente fazer sua filha descobrir como subir na bicicleta.quando estiver sentada corretamente,ajude-a empurrando para que ela possa sentir como isso é divertido.
● Levo meu filho a uma escolinha de esportes uma vez por semana.A maioria das crianças gosta da aula, mas meu filho não gosta de participar e reclama que não quer ir.Ele realmente precisa fazer algum esporte?Não posso deixá-lo fazer atividades de que gosta,como jogos de computador, videogame e livros? Sinto que estou forçando por nada?
Se uma criança continua no canto de uma aula, fica retraída ou não consegue participar quando a aula começa,ela está dizendo que essa aula não é talvez o esporte adequado para ela.É importante ser fisicamente ativo- trabalhar com movimento,equilíbrio,coordenação e força- enquanto nosso sistema nervoso estiver amadurecendo. Algumas aulas representam um desafio maior que outras.É nossa função,como pais,descobrir qual atividade serve melhor para os nossos filho e em grau dificuldade.Se deixarmos nossos filhos desistirem de todas as atividades de que não gostam,eles nunca terão confiança para tentar.Seja persistente para encontrar a atividade certa para seu filho.
● Meu filho cinco anos quer participar de muitas atividades como futebol,tênis e escalada. No entanto,ele não é coordenado ou rápido quanto as outras crianças com quem joga.Ás vezes, elas zombam dele.Devo mantê-lo nessas atividades ou direcioná-lo para fazer atividades em que ele possa se sair melhor?
● Meu filho cinco anos quer participar de muitas atividades como futebol,tênis e escalada. No entanto,ele não é coordenado ou rápido quanto as outras crianças com quem joga.Ás vezes, elas zombam dele.Devo mantê-lo nessas atividades ou direcioná-lo para fazer atividades em que ele possa se sair melhor?
Se seu filho quer fazer essas atividades,ele deve ter essa chance.Sua preocupação deve ser em relação ao grau de confiança dele,não de competência.Você já passou pela fase mais difícil: seu filho quer tentar- e continua tentando.Se seu filho realmente não conseguir acompanhar,não veja isso como um problema.sua ansiedade vai afetá-lo mais do que os comentários dos colegas.E você pode pedir ajuda ao pediatra e solicitar uma avaliação fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.
● Meu filho tem cinco anos e não consegue vestir. Por que isso é tão difícil para ele?
● Meu filho tem cinco anos e não consegue vestir. Por que isso é tão difícil para ele?
Existem algumas razões que podem explicar a dificuldade da criança de se vestir nesta idade.Uma está relacionada á falta de paciência dos pais ou dos filhos.e a outra essa tarefa exige uma série de habilidades básicas como reações de equilíbrio,consciência perceptiva direito/avesso,frente/costas, estabilidade e mobilidade,destreza nos dedos e transferência do peso.
● Na pré-escola, meu filho de quatro anos é sempre o último da fila porque demora a descer a escada. Por que ele não vai mais rápido ?
Ele pode ter dificuldade de equilíbrio ou de transferência do peso, o que faz com que tenha medo de cair ou se sinta inseguro nos degraus. Aos dois anos e meio e três, nenhum especialista veria esse tipo de hesitação como um problema, mas as possíveis causas precisam ser tratadas. Esse tipo de comportamento geralmente pertence à mesma criança que, quando ficam um pouco mais velhas, não brinca no trepa-trepa ou no escorregador. Questões proprioceptivas e vestibulares provavelmente sejam uma realidade.
Fonte: Coordenação Motora ( Liddle)
● Na pré-escola, meu filho de quatro anos é sempre o último da fila porque demora a descer a escada. Por que ele não vai mais rápido ?
Ele pode ter dificuldade de equilíbrio ou de transferência do peso, o que faz com que tenha medo de cair ou se sinta inseguro nos degraus. Aos dois anos e meio e três, nenhum especialista veria esse tipo de hesitação como um problema, mas as possíveis causas precisam ser tratadas. Esse tipo de comportamento geralmente pertence à mesma criança que, quando ficam um pouco mais velhas, não brinca no trepa-trepa ou no escorregador. Questões proprioceptivas e vestibulares provavelmente sejam uma realidade.
Fonte: Coordenação Motora ( Liddle)