11 de jan. de 2010

Use livros sem texto

Vc deve estar se perguntando: - Livros sem texto???




Sim, é isso mesmo! Estimule a linguagem da criança com livros que só têm figuras!



Confesso que estes livros não são fáceis de achar nas livrarias, mas vele a pena procurá-los!


São divertidos e criativos. Além disso, desenvolvem o potencial de linguagem da criança, que transforma imagens em palavras. Tendo o adulto como mediador na atividade proporciona vários ganhos, como:




 Vivenciar histórias de forma lúdica.

 Desenvolver o gosto por livros e leitura.

 Aumentar o próprio vocabulário.

 Desenvolver a noção de narrativa (começo-meio-fim).

 Favorecer a organização de pensamento em frases e fatos

 Usar a imaginação

 Ter criatividade com a linguagem verbal.

 Fazer inferências.




Mas por que usar livros sem texto?



Para explorar a linguagem. Porque é uma prévia da leitura convencional.

A leitura escrita envolve a percepção de detalhes, a memória, a compreensão e principalmente as inferências (capacidade de prever um fato ou uma conseqüência devido a experiência adquirida).Então, com livros sem texto usamos esses mesmos recursos para interpretar as figuras, principalmente se elas estiverem na seqüência de um contexto. Além disso, estaremos explorando a imaginação infantil tão dinâmica e criativa.




Dicas para desenvolver a atividade:




 Deixe espaço para que a criança possa criar. Não faça a história por ela. Não se preocupe com o tempo da atividade e sim com a qualidade. A atividade deve ser prazerosa.


 Observe figura por figura. Analise-a. Comete sobre o período do dia, personagens e expressões faciais, local em que estão etc.


 Induza a criança a ter inferências a partir das figuras. Ex.: O que será que vai acontecer? Por quê?


 Analise as previsões que foram feitas. Elogie os acertos. Caso a criança não tenha acertado o contexto da figura seguinte, use frases do tipo: Quem diria, nós nem imaginamos isso, não é mesmo? Que surpresa !!


 Explore detalhes diferentes: paisagem, roupas etc...


 Antes de trabalhar a última figura, explore a conclusão. Relembre fatos relevantes para a criança a imaginar o tipo de final que a história terá.


 Explore a “moral da história”.


 Tente transferir os acontecimentos da história para a vida da criança. Ex.: O que você faria se fosse o “personagem”? ou...Você já viu um animal como este? Quando?


 Incentive a criança a fazer uma narrativa com os detalhes enfatizados por vocês. Crie um título para a história, nomes pra os personagens.


 Incentive a criança a recontar a história (sozinha) sem o auxílio do livro. Ela pode recontar para vc ou para outras pessoas. Deixe-a folhear o livro novamente, se for necessário lembrar algum fato importante.


 Se vc quiser, vc pode escrever a história inventada pela criança em formato de livro, coloque-a como autora. Ela vai adorar!




Use a sua imaginação e faça esse momento interessante para você e para a criança!!!

Fonte: www.fonopriscilafelix.blogspot.com

Porque é que a Terapia Ocupacional é importante para as crianças com autismo?

Neste artigo a terapeuta ocupacional Corinna Laurie, que exerce funções em contexto escolar e é diretora da “ Evolve Children’s Therapy...