Sim, é isso mesmo! Estimule a linguagem da criança com livros que só têm figuras!
Confesso que estes livros não são fáceis de achar nas livrarias, mas vele a pena procurá-los!
São divertidos e criativos. Além disso, desenvolvem o potencial de linguagem da criança, que transforma imagens em palavras. Tendo o adulto como mediador na atividade proporciona vários ganhos, como:
Vivenciar histórias de forma lúdica.
Desenvolver o gosto por livros e leitura.
Aumentar o próprio vocabulário.
Desenvolver a noção de narrativa (começo-meio-fim).
Favorecer a organização de pensamento em frases e fatos
Usar a imaginação
Ter criatividade com a linguagem verbal.
Fazer inferências.
Mas por que usar livros sem texto?
Para explorar a linguagem. Porque é uma prévia da leitura convencional.
A leitura escrita envolve a percepção de detalhes, a memória, a compreensão e principalmente as inferências (capacidade de prever um fato ou uma conseqüência devido a experiência adquirida).Então, com livros sem texto usamos esses mesmos recursos para interpretar as figuras, principalmente se elas estiverem na seqüência de um contexto. Além disso, estaremos explorando a imaginação infantil tão dinâmica e criativa.
Dicas para desenvolver a atividade:
Deixe espaço para que a criança possa criar. Não faça a história por ela. Não se preocupe com o tempo da atividade e sim com a qualidade. A atividade deve ser prazerosa.
Observe figura por figura. Analise-a. Comete sobre o período do dia, personagens e expressões faciais, local em que estão etc.
Induza a criança a ter inferências a partir das figuras. Ex.: O que será que vai acontecer? Por quê?
Analise as previsões que foram feitas. Elogie os acertos. Caso a criança não tenha acertado o contexto da figura seguinte, use frases do tipo: Quem diria, nós nem imaginamos isso, não é mesmo? Que surpresa !!
Explore detalhes diferentes: paisagem, roupas etc...
Antes de trabalhar a última figura, explore a conclusão. Relembre fatos relevantes para a criança a imaginar o tipo de final que a história terá.
Explore a “moral da história”.
Tente transferir os acontecimentos da história para a vida da criança. Ex.: O que você faria se fosse o “personagem”? ou...Você já viu um animal como este? Quando?
Incentive a criança a fazer uma narrativa com os detalhes enfatizados por vocês. Crie um título para a história, nomes pra os personagens.
Incentive a criança a recontar a história (sozinha) sem o auxílio do livro. Ela pode recontar para vc ou para outras pessoas. Deixe-a folhear o livro novamente, se for necessário lembrar algum fato importante.
Se vc quiser, vc pode escrever a história inventada pela criança em formato de livro, coloque-a como autora. Ela vai adorar!
Use a sua imaginação e faça esse momento interessante para você e para a criança!!!