6 de jan. de 2010

Terapia Ocupacional



Terapia Ocupacional é uma profissão da saúde que se preocupa com a melhoria do desempenho ocupacional da pessoa. Em um ambiente pediátrico a terapeuta ocupacional lida com crianças cujas ocupações são geralmente as de alunos de pré-escola, crianças que brincam, ou alunos” (Um guia para Pais Entenderem Integração Sensorial, 1986)


Terapeutas ocupacionais usam o conhecimento básico de neurologia, anatomia, fisiologia, cinesiologia, desenvolvimento infantil, psicologia, desenvolvimento psico-social, análise de atividade-tarefa e técnicas terapêuticas. São treinados para tratar os clientes de uma forma global, respondendo às necessidades físicas, emocionais e cognitivas através de tratamento funcional baseado em atividades. Quando trabalham em pediatria, terapeutas ocupacionais (TO) selecionam atividades que são de interesse e têm significado para essas crianças além de atingir objetivos terapêuticos.

Porque é que a Terapia Ocupacional é importante para as crianças com autismo?

Neste artigo a terapeuta ocupacional Corinna Laurie, que exerce funções em contexto escolar e é diretora da “ Evolve Children’s Therapy...