25 de abr. de 2010

Floortime


Floortime (traduzido à letra: “tempo no chão”) é um método de tratamento que tem em consideração a filosofia de interagir com uma criança autista. É baseado na premissa de que a criança pode melhorar e construir um grande círculo de interesses e de interação com um adulto que vá de encontro à criança, tendo em conta o seu estágio atual de desenvolvimento e que o ajuda a descobrir e aumentar a sua força e auto-estima.


A meta no Floortime é desenvolver a criança dentro de 6 aspectos básicos para a plenitude do desenvolvimento emocional e intelectual do indivíduo:


1. Noção do próprio eu;

2. Interesse no mundo;

3. Intimidade ou um amor especial para a relação humana;

4. A comunicação em duas vias (interação);

5. A comunicação complexa;

6. As ideias emocionais e o pensamento emocional.


No Floortime, os pais entram numa brincadeira que a criança goste ou se interesse e em que esta própria lidera. A brincadeira é realizada no chão, para que, estando ao seu nível, possa ser facilitada a criação de interação, ligação e contacto visual entre ambos. A partir dessa ligação mútua, os pais ou o adulto envolvido na terapia, são instruídos em como mover a criança para atividades de interação mais complexas.

O Floortime não separa ou foca as diferentes habilidades da fala, habilidades motoras ou cognitivas, mas guia essas habilidades, enfatizando o desenvolvimento emocional.
Veja mais informações sobre Floortime em: http://www.floortimebrasil.blogspot.com/

Porque é que a Terapia Ocupacional é importante para as crianças com autismo?

Neste artigo a terapeuta ocupacional Corinna Laurie, que exerce funções em contexto escolar e é diretora da “ Evolve Children’s Therapy...