21 de mai de 2010

Como estimular a atenção e comunicação em crianças do espectro autístico

ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O COMPARTILHAR DA ATENÇÃO

Ø Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar interação social.

Ø Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar o horário, mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer).


Ø Estruturar o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em cada situação.

Ø Aproveitar situações e horas naturalmente agradáveis para a criança (banho, comida) para ensinar e trabalhar conceitos.


Ø Diminuir o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.




DICAS SOBRE COMO EXERCITAR A LEITURA SOCIAL

Ø Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.


Ø Criar pequenas estórias onde a leitura social é diferente para as diferentes óticas.


Ø Estimular empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).


Ø Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.


DICAS DE COMO ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO

Ø Responder a qualquer iniciativa e comunicação


Ø Apresentar objetos do interesse da criança


Ø Dar um intervalo de tempo entre mostrar e nomear um objeto. Quando fizer uma pergunta, faça perguntas abertas (que não caibam resposta com uma palavra). Tenha paciência para esperar a resposta.


Ø Utilizar recursos gestuais ou visuais para melhorar a comunicação.


Ø Utilizar situações naturais e reais para estimular a comunicação.



Por que a Terapia Ocupacional é importante para o Autismo ?

Estima-se que 60 a 70% das crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresente um distúrbio sensorial (Adamson, 2006). Estudos têm ...