Durante o
dia, há muitas situações que acontecem que são uma oportunidade para incentivar
a criança a pensar e resolver problemas. Situações que não são esperadas e elas
precisam comunicar o que querem obter.
Embora
seja verdade que a repetição das mesmas coisas e antecipação diminui
a ansiedade, e pode tornar o aprendizado mais fácil; experimentar
variações inesperadas ou "surpresas" pode incentivar a criança a
alcançar o que é mencionado acima (resolver um problema de comunicação)
Quando o
adulto que trabalha com a criança responder às "surpresas," com
curiosidade e interesse, estarão ajudando a criança quanto à sua tolerância e
interesse em tudo "novo".
Caso a
criança fique com medo ou se sinta muito frustrada, e seu comportamento se
altere (nervoso ou irritado), é importante fornecer a mediação necessária para
acalmar e ajudar a organizar e resolver o problema.
OBJETIVOS:
•
Aumente a atenção - esteja mais alerto e consciente das mudanças. Perceba se a
criança está enfrentando um “obstáculo” sensorial (discriminação auditiva,
visual ou em outro sentido). Perceba o problema.
•
Incentive a iniciativa - ajude a criança a tomar mais iniciativa e ser menos
passivo. Isto significa, não dar tudo
que é solicitado automaticamente. Dê a oportunidade para a criança, reconhecer
o problema e começar a fazer algo para solucioná-lo.
•
Flexibilidade – ajude a criança a tornar-se mais flexível. A repetição torna a
vida mais previsível. Ajude a perceber os pequenos problemas e aprender com
eles.
• Planejamento motor – ajude a criança no sequenciamento de ações mais complexas. Se a criança tem dificuldade no planejamento motor é importante a vivencia em um atividades que tenham diversas partes, para que a criança comunique o que quer por gestos, palavras ou ações.
•
Incentive a "trabalhar" – peça para a criança a participação no “trabalho”
em casa, dê uma função social no ambiente familiar; assim você estará
encorajando a competência, organização e participação no dia a dia da família.
Há muitas tarefas de casa, que requerem sequenciamente, trabalho com as duas
mãos, como por exemplo: pendurar roupas.
Identifique oportunidades para a SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Para
identificar essas oportunidades para a solução de problemas, comece a pensar em
tudo o que você faz com a criança durante o dia:
• o que você faz rotineiramente pela criança;
• o que a criança espera que você faça;
• o que a criança faz por si mesma;
• o que a criança quer e o onde você precisa ir
• pense nos desafios diários.
• o que a criança espera que você faça;
• o que a criança faz por si mesma;
• o que a criança quer e o onde você precisa ir
• pense nos desafios diários.
Você
pode pensar em coisas que estão sob cada item e começar
para "criar mudanças ou problemas".
para "criar mudanças ou problemas".
Por
exemplo: se a criança senta para comer e não há talher, o que ela faria ? Se na
hora de colocar as meias, você as coloca na mão da criança ? Se o briquedo está
distante e a criança quer, o que você faz ?
Comece
a pensar em muitas e pequenas situações que você pode modificar no ambiente da
casa, e que a criança para resolver deverá ampliar a forma de se comunicar.
É muito
provável que a criaça se sinta frustada, irritada e surpresa com a nova situação.
Então, aproxime-se da criança e ofereça apoio para ajudá-la. Tente entender o
problema e ajude a criança a se organizar.