24/09/2012

Brincadeiras que estimulam a coordenação motora



Como estimular a coordenação motora nas crianças? Além de serem lúdicas, brincadeiras tradicionais, passadas de pai para filho, podem ser feitas com essa finalidade.
 
Além de serem lúdicas, brincadeiras tradicionais, passadas de pai para filho, podem ser feitas com essa finalidade. Quem não brincou de amarelinha durante a infância? Esse tipo de jogo deve ser incentivado, porque além de fazer com que a criança interaja com outras da mesma idade, favorece o aumento da coordenação, equilíbrio e concentração. Até mesmo ajuda na memorização dos números. Pular corda, por sua vez, além de ser um ótimo exercício físico, também para adultos, favorece o conhecimento e o controle do tempo e do ritmo. As puladas ainda auxiliam a melhorar a coordenação dos membros do corpo, assim como as corridas do pega-pega.
 
As bolas não custam caro e podem ajudar na coordenação motora e no alcance do equilíbrio. Contribuem também para o desenvolvimento da criatividade, na medida em que as crianças podem interagir de diferentes formas com os objetos. A brincadeira com as bolas – que podem ser pequenas, médias ou grandes – também trabalha a noção de espaço.
Quanto aos jogos, os quebra-cabeças podem ser um excelente exercício para os pequenos. Montar um quebra-cabeça incentiva a concentração e a coordenação motora. A noção de espaço é outra habilidade estimulada pela brincadeira, já que o jogador precisa encontrar o local certo para encaixar cada uma das peças.
 
Já o jogo de varetas estimula a coordenação motora , ajuda no aumento da atenção e no desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças. Elas precisam criar uma solução para mexer uma vareta, e tirá-la do lugar, sem atrapalhar e derrubar as outras. Esse é o grande benefício dos jogos de raciocínio, porque trabalham com a capacidade das crianças de montarem estratégias para vencer as disputas.
Com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos filhos, os pais podem interagir nas brincadeiras e até montar teatros e usar fantoches. Desta forma, se estimula a fantasia e a imaginação dos filhos. Quanto aos brinquedos, uma boa opção para presentear as crianças são os brinquedos de montar. Os pequenos ficam curiosos para montar e desmontar os brinquedos, se exercitam fisicamente e usam os sentidos da visão e do tato.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/brincadeiras-que-estimulam-a-coordenacao-motora.html