18 de jul. de 2013

O que é brincar ?


Brincar é uma das formas mais naturais de expressão dos bebês e das crianças. A gente sabe que é gostoso, importante e legal, mas sempre pairavam algumas dúvidas em minha cabeça. E aí fiz um bate-bola com a Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil. Vejam ;)
- Muitas mães se sentem aflitas dizendo que não conseguem brincar com seus filhos. O que é, exatamente, brincar?
Brincar é um momento de livre interação, de descobertas, de experiências, de vivências e de muita aprendizagem … seja ele com os pais, com um brinquedo, com materiais diversos ou simplesmente sozinha. Não existe uma receita pronta ou um conjunto de atividades específicas que caracterizem o brincar, pois ele existe de diferentes formas.
- Podemos considerar que o cuidar, como trocar fralda, dar banho e alimentar, por exemplo, também seja brincar?
Estas atividades acontecem todos os dias e tem certas regras para serem realizadas, por isso a caracterizamos como atividades da vida diária. Ou seja, atividades que acontecem cotidianamente e são voltadas para o auto cuidado/ cuidado pessoal. Mas nada impede que essas atividades recebam uma quantidade de ludicidade (característica presente no brincar). Um exemplo é quando imaginamos com a criança que a colher é um avião e a comida tem que parar no aeroporto (boca).
- Brincar com os pais é tão bom para o desenvolvimento como brincar com outras crianças?
Brincar é essencial para o desenvolvimento de qualquer ser humano, não apenas para a criança. Brincar com os pais, com outras crianças, sozinho ou com os primos são experiências diferentes, são vivências de relações afetivas diferentes e extremamente importantes!
- O que pode acontecer a uma criança que é privada de brincar?
Muitos problemas e dificuldades ao longo de todo o seu desenvolvimento. As pesquisas pontuam atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivos, dificuldades afetivas e na interação social, assim como problemas de aprendizagem, entre outras.
- O que é necessário para brincar? Brinquedos? Canções? Que tipo de brinquedos?
O momento de brincar envolve um contexto lúdico, de imaginação, de criação e de descobertas. Se este período estiver permeado de recursos que auxiliam ainda mais a imaginação, a aprendizagem característica da idade que a criança se encontra e a criação, como brinquedos, canções e materiais do dia a dia da criança e de sua família,  a criança potencializará ainda mais este momento lúdico.

Porque é que a Terapia Ocupacional é importante para as crianças com autismo?

Neste artigo a terapeuta ocupacional Corinna Laurie, que exerce funções em contexto escolar e é diretora da “ Evolve Children’s Therapy...