Nem todas as crianças com problemas de aprendizagem, desenvolvimento ou comportamento têm problemas de I.S., entretanto, há certos indicadores que podem mostrar aos pais que tal distúrbio pode estar presente. A seguir, uma lista de alguns dos sinais possíveis:
·
Sensibilidade
excessiva a toque, movimento, sons ou estímulos visuais.
Isto pode
se manifestar em comportamentos tais como irritabilidade ou distanciamento, no
evitar tocar certas texturas de roupas ou comida, ou uma reação de medo a atividades que envolvem movimento comum tais
como brinquedos no parquinho.
·
Diminuição
da reação a estimulação sensorial
Em
contraste à criança hiper-sensível, uma criança com sensibilidade diminuida
pode procurar experiências sensoriais intensas tais como girar o corpo ou
bater-se em objetos. Tal criança pode não perceber dor ou a posição do corpo.
Algumas crianças flutuam entre os extremos de hiper e hipo resposta.
·
Nível de
atividade alto ou baixo demais
A criança
pode estar constantemente em movimento ou pode ser lenta e cansar rapidamente. Também aqui, algumas
crianças podem flutuar de um extremo a outro.
·
Problemas
de coordenação
Pode ser
visto em atividades de coordenação
grossa ou fina. Algumas crianças podem ter equilíbrio ruim enquanto outras têm
grande dificuldade em aprender a fazer uma nova tarefa que requeira coordenação
motora.
·
Atraso na
fala, linguagem, habilidades motoras ou aquisições acadêmicas
Estes
podem ser evidentes na criança em idade pré-escolar em conjunto com outros
sinais de dificuldade em I.S. Em uma criança de idade escolar, pode haver
problemas em algumas áreas acadêmicas apesar de inteligência normal.
·
Dificuldade
em organizar o comportamento
A criança
pode ser impulsiva ou distraída e
mostrar falta de planejamento no modo de abordar tarefas. Algumas crianças têm
dificuldade em se adaptar a situações novas; outras podem reagir com
frustração, agressão ou isolamento quando não são bem sucedidas.
·
Problema
com auto-estima
Algumas vezes a criança que vivencia os problemas mencionados acima não
se sente bem. Uma criança inteligente com esses problemas pode sentir que
algumas tarefas são mais difíceis para ela que para os outros, mas não sabe
porque. Pode parecer preguiçosa, entediada ou desmotivada. Algumas crianças
logo descobrem modos de evitar as tarefas que são difíceis ou a envergonham.
Quando isso acontece, pode ser considerada difícil ou teimosa. Quando é difícil
entender um problema pais e crianças podem se culpar. Tensão familiar, problema
com auto conceito e um sentimento geral de falta de esperança pode prevalecer.
Tipicamente, uma criança com distúrbio de I.S. apresenta mais de um dos
sinais acima. Se você suspeita que seu filho se encaixa nesse quadro, deve
solicitar uma avaliação por terapeuta ocupacional com conhecimento de I.S. Os
resultados da avaliação vão indicar se há um distúrbio de I.S. e lhe darão um
perfil das habilidades de processamento sensorial de seu filho em diversas áreas.
A avaliação consiste tanto de testes padronizados como de observações
estruturadas de respostas a estímulos sensoriais, postura, coordenação e
movimentos dos olhos. A terapeuta
ocupacional (TO) que conduz a avaliação poderá também observar o brincar
espontâneo e pode lhe pedir informação sobre o desenvolvimento e padrões
típicos de comportamento. Uma avaliação completa geralmente requer de uma hora
e meia a três horas. Após a avaliação você receberá um relatório que lhe dará
os escores dos testes e uma interpretação dos resultados. A terapeuta também
fará recomendações sobre tratamento, se apropriado.
Existem testes específicos para avaliação de I.S. O mais usado é o Teste
de Integração Sensorial e Praxis (SIPT). Este teste precisa que os escores sejam
mandados para os EUA para obtenção dos resultados. Avalia o funcionamento da criança nas seguintes áreas:
·
Percepção
visual
·
Processamento
somato-sensorial (tato e propriocepção)
·
Processamento
vestibular
·
Coordenação viso-motora
·
Planejamento motor ou praxis
Se sua criança tem problemas especiais ou não for de idade adequada para
esse teste, outros testes e métodos de avaliação podem ser selecionados pela
terapeuta. É apropriado perguntar à T.O. quando e onde ela foi treinada em
avaliação de I.S.
Depois de uma análise cuidadosa dessa avaliação, juntamente com
informação de outros profissionais e pais, a terapeuta fará recomendações a
respeito de terapia usando procedimento de I.S.
Essas recomendações são feitas com base
no grau, natureza e severidade do
problema de I.S. assim como na pesquisa que identifica que tipos de problemas,
respondem melhor a certas abordagens terapêuticas. Para crianças com disfunção
de I.S. pode ser recomendada T.O. usando técnicas de I.S. Para aquelas em que a avaliação é sugestiva, mas
não indica claramente disfunção I.S. a terapia pode ser recomendada como
triagem para determinar se a criança responde a esse tipo de abordagem
terapêutica. Para outras ainda, T.O. pode não ser recomendada e a criança pode
ser encaminhada para outro tipo de profissional ou podem ser dadas orientações
aos pais e escola sobre como ajudar a criança.