23 de ago de 2009

Como a Integração Sensorial pode ajudar ?


O tratamento ajuda a criança a processar os sentidos de modo que possam funcionar em conjunto. Quando a criança se envolve ativamente em uma atividade significativa, que lhe permite dar intensidade, duração, e qualidade de sensação que seu sistema nervoso central solicita, seu comportamento adaptativo melhora. Comportamento adaptativo leva a melhor integração sensorial. Como resultado, a percepção, aprendizagem, competência e auto confiança melhoram. A criança se torna capaz de planejar, executar, e implementar aquilo que quer e precisa fazer. Sem tratamento, a disfunção de integração sensorial pode atrapalhar a vida de vários modos.

O tratamento ajuda a criança agora, quando ela precisa de assistência para atuar bem. Ajuda a construir uma base forte para o futuro, quando a vida se torna mais complexa e as exigências aumentam. Sem tratamento, a disfunção de integração sensorial persiste como um problema para a vida toda. Na realidade, a criança não deixa de ter disfunção de integração sensorial com o crescimento, mas cresce nele.

• O tratamento ajuda a criança a desenvolver habilidade para interagir bem em situações sociais. A criança fora de sincronia geralmente não tem habilidade para brincar, e brincar é a ocupação primordial da criança. Sem tratamento, a disfunção de integração sensorial interfere com as amizades da criança.

• O tratamento dá à criança as ferramentas para se tornar um aprendiz mais eficiente. Sem tratamento, a disfunção de integração sensorial interfere na habilidade da criança de aprender no lar, na escola e no mundo.

• O tratamento melhora o bem estar emocional da criança. Sem tratamento, a criança que acredita ser incompetente pode se tornar um adulto com baixa auto-estima.

• O tratamento melhora as relações familiares. Conforme a criança responde aos desafios sensoriais com crescente autocontrole, a vida familiar se torna mais agradável. Com apoio profissional, os pais aprender a dar disciplina consistente e “curtir” a criança. A família se torna mais empática e menos crítica, os irmãos se ressentem menos da criança fora de sincronia. Sem tratamento, a disfunção de integração sensorial interfere nas interações e habilidade da tolerância de todos na família.

Preparando-se para a Escrita: Descanse o Lápis e Vá Brincar nas Barras!

As mãos da criança são uma importante ferramenta para o aprendizado. Com as mãos, ela controla o mundo à sua volta, constrói e cria tudo qu...