O
Conceito
Embora para a maioria
das pessoas os sentidos do tato, movimentação e posição do corpo sejam menos
familiares que visão e audição, eles desempenham um papel crítico em nos ajudar
a funcionar na vida diária. Por exemplo, o sentido do tato torna possível que
uma pessoa ache a lanterna na gaveta quando a força acaba. A sensação tátil
também desempenha um papel importante na proteção contra o perigo; pode sinalizar, por exemplo, a diferença
entre o toque macio dos dedos de uma criança e as pernas de uma aranha.
O sentido vestibular
responde ao movimento do corpo através do espaço e à mudança na posição da
cabeça. Ele coordena automaticamente os
movimentos dos olhos, cabeça e corpo. Se este sentido não estiver funcionando bem,
é impossível para a criança olhar para a cima para o quadro negro e de volta a
seu papel sem perder o lugar. É difícil andar em um caminho com pedras sem cair ou manter o equilíbrio em um pé só o
tempo suficiente para chutar uma bola. O
mesmo sentido vestibular é central para a manutenção do tônus muscular,
coordenação dos dois lados do corpo e manutenção da cabeça em boa posição
contra a gravidade. O sistema vestibular pode ser considerado como a fundação
para orientação do corpo em relação ao espaço que o circunda.
O sentido de propriocepção se relaciona de
perto com o sentido vestibular. Ele nos dá uma consciência da posição do corpo.
É a propriocepção que torna possível que uma pessoa guie sua perna ou
braço com grande habilidade para ajustar automaticamente o movimento sem
ter de observar cada ação. Quando a
propriocepção está funcionando de forma eficaz, a posição do corpo de um
indivíduo é ajustada automaticamente para evitar que caia de uma cadeira. A
propriocepção também permite que a mão manipule com habilidade objetos tais
como lápis, botões, colheres e pentes. Descer da calçada de modo sincronizado e
coordenado também é conseqüência de propriocepção eficiente.
Os
sistemas vestibular, tátil e proprioceptivo começam a funcionar muito cedo na
vida, mesmo antes do nascimento. Conforme o desenvolvimento prossegue, esses
sentidos básicos são intimamente relacionados e formam interconexões com outros
sistemas do cérebro. O relacionamento entre os vários sentidos é complexo e
necessário para que a pessoa interprete a situação de maneira exata e dê uma
resposta apropriada. É esta organização dos sentidos para o uso que é
chamada de integração sensorial (I.S.).
A integração sensorial não apenas nos permite
responder apropriadamente a sensações que são recebidas como também guia o modo
que agimos sobre o ambiente. Por exemplo, planejamento motor (ou praxis) é uma
habilidade importante que depende de I.S. eficiente. Planejamento motor envolve
ter uma idéia
sobre o
que fazer, planejar uma ação e executá-la. Novas ações são planejadas usando o
conhecimento de experiências passadas e as sensações que as acompanham.
Os
sentidos tátil, vestibular e proprioceptivo são particularmente importantes em
dar conhecimento sobre como o corpo se
move e como pode ser usado para agir sobre seu ambiente. Quando o planejamento
motor ocorre, a pessoa é capaz de lidar com uma tarefa completamente
desconhecida organizando uma ação nova. Um exemplo é a criança que
encontrando um triciclo pela primeira vez, é capaz de descobrir como subir e descer dele sem instruções ou ajuda. O planejamento
motor envolve atenção consciente à tarefa , enquanto transmite a informação a
respeito das sensações inconscientes do corpo.
Para a maioria das
crianças a I.S. se desenvolve no decorrer das atividades normais da infância. A habilidade de planejamento
motor é um resultado natural do processo, como o é a habilidade de responder a
sensações que chegam de um modo adaptativo. Quando o processo de I.S. é
desorganizado, podem se tornar evidentes vários problemas de aprendizagem,
desenvolvimento ou comportamento.