28 de jan de 2014

Habilidades motoras finas



As habilidades motoras finas necessitam da capacidade de utilização de pequenos músculos (músculos intrínsecos) em suas mãos. Estes músculos intrínsecos serão utilizados para o resto de suas vidas para atividades funcionais essenciais.

A infância é o momento crítico para desenvolver adequadamente esses músculos. A construção de habilidades motoras nas crianças permitirá realizar uma série de importantes tarefas funcionais. Estas incluem:

amarrar os sapatos
compactação e descompactação
flambagem e desafivelando
escrever de forma legível e sem fadiga muscular significativa
jogar jogos que exigem mão precisa e controle de dedo
desenho, pintura, coloração e
manipulação de botões e fechos
colocar objetos pequenos juntos
fazer puzzles
fazer artesanato
o uso de tesoura
manipular pequenos objetos como moedas
abertura e fechamento de objetos
pegar e agarrar objetos pequenos
desenvolvimento e manutenção de um aperto lápis eficaz e adequada
objetos beliscar entre os dedos
usando fechaduras e chaves
ser capaz de isolar os movimentos dos dedos (ou seja, usando um dedo de cada vez, como em tocar piano ou digitação)
transformar as coisas mais ou virar as páginas de um livro
sustentar e usar utensílios de forma adequada e eficaz
aparafusar e desaparafusar
fazer qualquer coisa que requer mão pequena e precisa os movimentos dos dedos

Certamente agora você pode ver a importância de habilidades motoras e do impacto que teria se não desenvolveu corretamente! Se o seu filho está lutando para fazer qualquer uma dessas atividades acima mencionadas e você está preocupado que eles podem ter poucas habilidades motoras finas, então é tempo para praticar, aprimorar e avaliar essas habilidades.

Eu só quero mencionar que existe uma correlação muito alta entre crianças com distúrbios do processamento sensorial e crianças com um atraso em habilidades motoras finas. Muitas vezes, é uma grande parte da terapia de integração sensorial e um dos principais motivos que crianças são inicialmente referidas a um terapeuta ocupacional. Não estou dizendo que eles têm um transtorno do processamento sensorial se eles têm poucas habilidades motoras finas ... atrasos motores finos podem ser um problema isolado.

A capacidade de completar as atividades funcionais que exigem essas habilidades vai seguir a sua vida inteira. Então, se você vê sinais de dificuldades motoras finas em qualquer criança, pode procurar um terapeuta ocupacional.


Fonte: SENSORY PROCESSING DISORDER

Preparando-se para a Escrita: Descanse o Lápis e Vá Brincar nas Barras!

As mãos da criança são uma importante ferramenta para o aprendizado. Com as mãos, ela controla o mundo à sua volta, constrói e cria tudo qu...