Caracterizado por dificuldade evidente para manter o alinhamento postural. São aquelas crianças que debruçam sobre a carteira ou escorregam na cadeira; geralmente o equilíbrio é pobre e o tônus postural baixo, o que dá um aspecto desengonçado à criança. Esses sinais são sugestivos de pobre discriminação de estímulos vestibulares e proprioceptivos, que são relacionados ao controle da postura e do equilíbrio. Uma característica importante desse transtorno é a dificuldade de coordenação bilateral, especialmente em atividades que exigem antecipação motora, como é o caso de bola e também da escrita.
A criança geralmente:
A criança geralmente:
- Têm tônus baixo, parece mais raca que outras crianças.
- Tem postura pobre, ombros caídos, procura se apoiar (ex: anda de braço dado com colegas, apóia a cabeça na mão quando sentada na carteira, debruça sobre a carteira para escrever).
- Tem baixa resistência, cansa facilmente.
- Tem equilíbrio pobre, cai facilmente e tem dificuldades com brinquedos que exigem equilíbrio (ex. bicicleta, patins, patinete).
- Apresenta reações e ajustes posturais lentos (ex. não ajusta o corpo para não perder o equilíbrio, não move para o lado para agarrar a bola).
- Tem dificuldade para usar as duas mãos simultaneamente (ex. apoiar o papel com a esquerda para escrever com a direita, recortar, agarrar a bola).
Comportamento social:
- Parece preguiçosa, desmotivada.
- Parece desengonçada e fraca.
- Cansa facilmente ou parece cansada a maior parte do tempo.
- Gosta de ficar deitada ou encostada (ex. jogar video game ou assistir TV deitada, escorrega na cadeira até quase cair).
- Faz tareas rapidamente para terminar logo, sem verificar o resultado (ex. desenho incompleto, dever de casa pela metade)
Fonte: Intervenções da Terapia Ocupacional, UMG